domingo, 2 de setembro de 2012

Chapéu de Jornal




"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
(Jean Piaget)

Partino desta citação, trouxe uma experiência que desenvolvi com meus alunos partindo de ideias de reciclagem de material com a necessidade dos alunos que tem dificuldades financeiras para comprar chapéus para dançar a quadrilha da festa junina.
Uma colega me pediu se eu não conseguiria criar um chapéu de algum material que fosse de baixo custo, então resolvi fazer de jornal ou lista telefônica e deu certo.

Material:
Canudinhos de jornal
cola branca
pote do tamanho da cabeça


Não existe um número exato de canudinhos de jornal porque depende do tamanho da cabeça, este que fiz foi feito de lista telefônica.

Após fazer vários canudinhos, devemos emendar 3 canudos de jornal, a parte mais fina na parte mais grossa e colar um no outro.





Devemos colocar o pote escolhido virado para baixo para servir de base par o chapéu e começar a trançar a base do chapéu.



pot

Aos poucos vai se adicionando rolinhos de jornal conforme necessário e vai se contornando o e formando o chapéu.





Quando a aba do chapéu estiver no tamanho desejado, é só passar um canudinho por cima do outro formando um trançado como acabamento.


No final cortasse o excesso de papel e colasse o trançado fazendo um acabamento e colocando-se prendedores para segurar o trançado até secar



É importante passar cola branca sobre todo o chapéu para envernizar.




Bom trabalho!!!

domingo, 26 de agosto de 2012

Germinação - Bonecos de Alpiste


BONECOS DE ALPISTE

Educar, para Piaget, é “provocar a atividade” – isto é, estimular a procura do conhecimento. “Partindo deste princípio, trago a teoria para a minha sala de aula e na prática comprovou a importância do planejamento e do embasamento teórico na minha prática docente, onde através do lúdico, os alunos podem desenvolver muitas habilidades e competências. Confeccionamos bonecos de alpiste onde os alunos podem observar o crescimento das plantas. Os bonecos ainda auxiliam no estudo dos seres vivos e seres não vivos. Feitos de meia calça, contém serragem e sementes de alpiste dentro. Por fora, os bonecos foram enfeitados e caracterizados com as características do Zakumi (Mascote da COPA 2010). As crianças puderam acompanhar o crescimento das sementes de alpiste brotando e formando o cabelo do boneco molhando-os diariamente durante a COPA. Assim, percebem a importância da reciclagem de material e da água na vida das plantas, sem água não há vida!
Esta atividade foi desenvolvida com alunos do 2º ANO, os mesmos desenvolveram o hábito de registrar o desenvolvimento diário do Zakumi (Boneco de Alpiste)no calendário e a utilizar o mesmo partindo dos seus interesses como: "Dias de educação física, pracinha..."
O crescimento dos Zakumis foi fascinante, obeservei que muitos pais se interessaram em visitar a sala de aula devido ao "sucesso" que os bonecos fizeram em casa.

(...) O sujeito que conhecemos através da teoria de Piaget é um sujeito que procura ativamente compreender o mundo que o rodeia, e trata de resolver as interrogações que este mundo provoca. Não é um sujeito que espera que alguém que possui um conhecimento o transmita a ele, por um ato de benevolência. É um sujeito que aprende basicamente através de suas próprias ações sobre os objetos do mundo, e que constrói suas próprias categorias de pensamento enquanto organiza seu mundo. (FERREIRO, Emília & TEBEROSKY, Ana , p. 26)

Material Necessário:

•Meia calça usada;
•Serragem;
•Alpiste ou painço;
•Máscara do Zakumi (Mascote da Copa 2010) para o rosto
•Garrafas Pet para a base.

Como fazer:

•Corte em torno de 25cm uma perna da meia calça, partindo do pé da meia;
•Coloque o alpiste ou painço 1/3 da meia;


•Complete com serragem;
•Dê um nó e corte o restante da meia;
•Faça a modelagem em forma de bola;


•Monte o boneco;
•Molhe a cabeça do boneco e coloque a parte do alpiste para cima,
•Corte o fundo de uma garrafa pet para fazer a base do boneco - assim, ele ficará em pé e ainda evita de molhar ao redor já que a água ali se concentra.
em alguns dias o alpiste começa a nascer dando origem aos cabelos;


•Use sua imaginação, criando diferentes tipos de bocas, olhos e detalhes;





É bom deixar água limpa no fundo da base. Todos os dias lave a base e troque a água evitando que os mosquitos da dengue coloquem ali suas larvas o que já dá para trabalhar o tem também.



Fica a ideia.
Boa aula!!!
Inicio meu blog com Freire(2000) "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da eqüidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver plenamente a nossa opção. Encarná-la, diminuindo assim a distância entre o que fizemos e o que fazemos. ( p. 67)" Quando proporcionamos a criança momentos de leitura nas suas mais diversas formas estamos abrindo o caminho do encantamento de interpretar o mundo de várias formas. Esta interpretação deve estar presente na sala de aula frequentemente. Sabemos como educadores que nosso tempo é curto e que ainda carregamos rusgas de uma educação tradicional e que não há recursos financeiros que nos permitam realizar todos os projetos pedagógicos que sonhamos para os nossos alunos, porém temos uma criatividade que supera as mesmas, por este e tantos motivos estou criando este blog para compartilhar com vocês atividades que desenvolvo em sala de aula, que vejo na internet e acho interessante, assim como atividades desenvolvidas por colegas de trabalho e que possam ajudar vocês com seus aluno. Espero colaborações, comentários e usem sem medo de ser feliz. Espero que gostem. Bjs Rosane Beltrão