domingo, 2 de setembro de 2012

Chapéu de Jornal




"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
(Jean Piaget)

Partino desta citação, trouxe uma experiência que desenvolvi com meus alunos partindo de ideias de reciclagem de material com a necessidade dos alunos que tem dificuldades financeiras para comprar chapéus para dançar a quadrilha da festa junina.
Uma colega me pediu se eu não conseguiria criar um chapéu de algum material que fosse de baixo custo, então resolvi fazer de jornal ou lista telefônica e deu certo.

Material:
Canudinhos de jornal
cola branca
pote do tamanho da cabeça


Não existe um número exato de canudinhos de jornal porque depende do tamanho da cabeça, este que fiz foi feito de lista telefônica.

Após fazer vários canudinhos, devemos emendar 3 canudos de jornal, a parte mais fina na parte mais grossa e colar um no outro.





Devemos colocar o pote escolhido virado para baixo para servir de base par o chapéu e começar a trançar a base do chapéu.



pot

Aos poucos vai se adicionando rolinhos de jornal conforme necessário e vai se contornando o e formando o chapéu.





Quando a aba do chapéu estiver no tamanho desejado, é só passar um canudinho por cima do outro formando um trançado como acabamento.


No final cortasse o excesso de papel e colasse o trançado fazendo um acabamento e colocando-se prendedores para segurar o trançado até secar



É importante passar cola branca sobre todo o chapéu para envernizar.




Bom trabalho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário